O ex-executivo da PlayStation, Shawn Layden, apresentou um caso para reconsiderar a escala e o escopo dos videogames AAA, afirmando que as atuais ofertas em larga escala são insustentáveis para a indústria.
Conforme relatado pelo GamesIndustry.biz, Layden discutiu o assunto no Gamelab Live após uma conversa sobre The Last of Us Part 2, um jogo que foi parcialmente desenvolvido durante seus 25 anos na Sony. Aproximadamente 10 horas a mais que seu antecessor e com mais avanços tecnológicos, que provavelmente custará uma quantia substancialmente maior para se desenvolver. Ainda será vendido pelo mesmo preço, $59,99.
"O problema desse modelo é que ele simplesmente não é sustentável", disse Layden. Ele explicou que os custos atuais de desenvolvimento de geração atingem entre $80 milhões e $150 milhões (excluindo custos de marketing) para jogos AAA, com o trabalho levando até cinco anos para ser concluído. Além disso, os orçamentos de AAA dobram consideravelmente a cada geração, o que significa que os orçamentos de desenvolvimento do PlayStation 5 podem chegar a $300 milhões.
"Não acho que, na próxima geração, você possa pegar esses números e multiplicá-los por dois e pense que pode crescer", acrescentou. "Acho que a indústria como um todo precisa se sentar e dizer: 'Tudo bem, o que estamos construindo? Qual é a expectativa do público? Qual é a melhor maneira de divulgar nossa história e dizer o que precisamos dizer?'
Ele apontou como esses orçamentos são insustentáveis se os preços de varejo não puderem ser elásticos. “Um jogo custa $59,99 desde que eu comecei no ramo, mas o custo dos jogos aumentou dez vezes. Se você não possui elasticidade no preço, mas tem uma enorme volatilidade na linha de custo, o modelo se torna mais difícil. Eu acho que esta geração verá esses dois imperativos colidirem."
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