Primeiro jogo da Riot Games fora do universo de League of Legends e explorando
um estilo completamente inédito à desenvolvedora, Valorant, traz um jogo de
tiro, cinco contra cinco, frenético e estratégico, e ao mesmo tempo que cada
agente tem sua importância e dificuldade para se lidar, o foco principal
continua na sua habilidade de mirar e acertar o inimigo antes que ele te
acerte. Pude jogar 40 horas entre o beta fechado e o lançamento oficial
e posso dizer que ainda estou impressionado com o quanto o jogo me fisgou,
desde seus personagens que trazem um quê de fantasia e um maior leque de
possibilidades nas "gunfights" à extrema fluidez dos comandos na hora de
mirar, fazem com que eu sempre queira jogar mais uma partida.
Gameplay
O jogo segue os moldes de Counter Strike, a partida possui dois times, um
deles deve plantar a Spike (uma bomba) e protegê-la até o momento da explosão
ou simplesmente garantir a vitória ao eliminar toda a equipe, enquanto o outro
deve abater os adversários e desarmar a Spike, caso ela seja plantada. Ao todo
são 25 rodadas, e conforme você vai chegando perto da 13ª vitória a tensão só
aumenta assim como o senso de recompensa, fazendo com que a vitória se torne
ainda mais gratificante.
As habilidades, apesar de serem comparadas com Overwatch, não são o destaque
do jogo, cada agente possui 4 habilidades, que servem mais para situações
táticas e bem pensadas do que para reflexos rápidos, já que o tempo para matar
é extremamente baixo, claro, existe as suas exceções como os agentes da classe
Duelista, que possuem habilidades voltadas mais para o ataque. Os agentes
ainda possuem uma habilidade "Ultimate" cujo comparações com Overwatch são
bem-vindas, já que elas funcionam da mesma forma e podem gerar múltiplas
eliminações para o usuário, porém apesar de fortes elas precisam ser usadas do
jeito certo, pois Valorant balanceia sua ultimate através de pontos que você
consegue morrendo, coletando orbes e abatendo os inimigos, então ao usar a ult
você estaria gastando esses pontos que foram tão difíceis de conseguir.
As habilidades comuns podem ser compradas no inicio de cada rodada, exigindo
que você pense antes de tomar qualquer decisão na hora de comprar seus itens,
e lembrando que ao contrário das armas, as habilidades compradas não "resetam"
se você morrer. E é isso que faz Valorant ter mais profundidade se comparado a
outros "hero-shooter", todas essas situações onde você tem que fazer escolhas
tornam o jogo mais interessante e complexo, do que simplesmente pegar um herói
e se nada der certo, simplesmente escolher outro.
Microtransações
Valorant é um jogo gratuito que possui uma boa quantidade de cosméticos para
desbloquear, porém a maioria delas depende de microtransação. Coisas como
skins de arma, grafites, partículas customizadas para o tiro entre outras
coisas estão disponíveis na loja do jogo. Para fazer a compra desses itens,
você vai precisar de Pontos Valorant (Valorant Points), que podem ser
comprados com dinheiro real. Isso tudo apenas cosméticos, o jogo não possui
nenhum tipo de pay-to-win. E existem os cosméticos de contrato, onde cada
agente possui dois capítulos com cinco recompensas cada, onde você libera
itens do contrato ativo apenas jogando e concluindo missões diárias.
Curva de aprendizado
Mesmo o jogo tendo habilidades que são úteis em combate, isso não vai te
salvar se você não tiver uma boa mira, depois de uma primeira partida ótima
no beta, logo fui percebendo que precisaria treinar minha mira caso eu
quisesse me divertir no jogo, já que depois da minha primeira vitória, tive
cinco derrotas consecutivas, então fui treinar um pouco no teste de tiro e
me surpreendi com minha evolução e desde então, antes da minha primeira
partida do dia, eu dou uma treinada e só venho melhorando conforme o tempo.
E juntando isso com o trabalho em equipe, você terá uma boa experiência com
o jogo.
Veredito
Valorant é um daqueles jogos que simplesmente te diverte, nunca fui muito fã
de CS:GO, e sua estrutura de gameplay (plantar a bomba), e mesmo assim não
tive problemas com a formula sendo aplicada em Valorant, e quando fui jogar,
isso me surpreendeu, adicionando camadas extras ao estilo, faz com que o jogo
te abra mais caminhos e estratégias na hora de defender ou atacar a Spike,
proporcionando momentos de pura tensão ao perceber que você não faz ideia
quais habilidades disponíveis o inimigo possui e o que ele pode fazer a seguir
além de atirar em você. E por conta da variedade de agentes que eu posso
escolher, sinto que não vou largar o jogo tão cedo.





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